Cidade Universitária,
 
 

 

HISTÓRICO

Em 2006, por ocasião das atividades comemorativas dos 40 anos da Unicamp, a Universidade Estadual de Campinas retomou o Programa Artista-Residente depois de quase dez anos de interrupção. Na ocasião, as disposições que orientam o Programa Artista-Residente foram estabelecidas pela Deliberação CEPE-A-02, publicada pelo Magnífico Reitor José Tadeu Jorge e aprovado pela Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão em sua 200a Sessão Ordinária, de 07 de março de 2006.

Em sua retomada, o Programa Artista-Residente contemplou a área de dança e recebeu o coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni durante o segundo semestre de 2006. No início do ano seguinte, o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) recebeu o poeta Décio Pignatari e no segundo semestre – de setembro de 2007 a janeiro de 2008 – foi a vez do dramaturgo e diretor teatral Samir Yazbec participar como artista residente da área de Artes Cênicas no Instituto de Artes (IA) da Unicamp. O mesmo instituto recebeu, no início de 2008, o músico Arrigo Barnabé pelo Programa Artista-Residente.

No final do primeiro semestre de 2008, a Comissão do Artista Residente, coordenada pelo Professor Eduardo Guimarães, recebeu as indicações para a participação de um profissional arquiteto no programa. No início do segundo semestre foi anunciado o nome do arquiteto Paulo Júlio Valentino Bruna, apresentado ao programa pelos professores Dóris Kowaltowski, Ana Maria Reis de Goes Monteiro e Daniel de Carvalho Moreira.

Estão previstos para o ano de 2009 e início de 2010 a participação de profissionais das áreas de Teledramaturgia, Artes Plásticas e Cinema no Programa Artista-Residente.

-----------------------------------------------------------------------


Deliberação CEPE-A-02 de 07/03/2006 que dispõe sobre o Programa Artista-Residente

 

 
 

 

Gabinete do Reitor
Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Caixa Postal 6194
Barão Geraldo - Campinas - SP
CEP - 13.083-872
 
© 2011 - 2015 Gabinete do Reitor - UNICAMP | Direitos Reservados | FALE CONOSCO