Cidade Universitária,
 
 

 

HISTÓRICO

A Deliberação CEPE-A-02/2006 dispõe sobre o Programa Arstista Residente, e
a Deliberação Cepe A-04/2008 regulamenta o Programa de Artista Residente.

Deliberação CEPE - A - 02/2006

Dispõe sobre o Programa do Artista Residente.

O Reitor da Universidade Estadual de Campinas, à vista do aprovado pela Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão, em sua 200a Sessão Ordinária, de 07.03.2006, baixa a seguinte deliberação:

Artigo 1º – Fica aprovado o Programa do Artista Residente (PAR), nos termos das diretrizes e bases baixadas com esta deliberação.

Artigo 2º – O Programa do Artista Residente tem como objetivos:

I - possibilitar, aos docentes e alunos da Unicamp que desenvolvem atividades no domínio das artes em geral, uma interação com artistas de reconhecido mérito;

II - oferecer à comunidade universitária a possibilidade de conviver com artistas de diferentes áreas – literatura, música, teatro, artes plásticas e visuais, artes gráficas, entre outras – de renome nacional ou internacional, mediante sua residência temporária na Universidade;

III - oferecer aos artistas das referidas áreas o apoio institucional e material capaz de reforçar as condições de sua produção, sem necessariamente vinculá-los a obrigações curriculares normais;

IV - reforçar, através do artista residente, as relações de prestação de serviços entre a universidade e a comunidade, contribuindo de modo qualificado para o bom desenvolvimento de uma política cultural para Campinas e região.

Artigo 3º – O Programa do Artista Residente será administrado por uma Comissão, designada pelo Reitor, integrada por nove membros pertencentes a carreira docente ou a carreira de Pesquisador - Pq, que possuam, no mínimo, o título de doutor, assim constituída:

I - um representante designado pelo Reitor para coordenar os trabalhos da Comissão;
II - Um representante da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários indicado pelo Pró-Reitor;
III - um representante da Pró-Reitoria de Pesquisa indicado pelo Pró-Reitor;
IV - um representante de cada uma das seguintes unidades de ensino e pesquisa: Instituto de Artes, Instituto de Estudos da Linguagem, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Instituto de Economia e Faculdade de Educação, indicados pelos respectivos Diretores;
V - um representante da Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares da Unicamp indicado pelo Coordenador da COCEN.

Parágrafo único - O Reitor designará entre os membros constantes dos incisos II a V o Coordenador Adjunto da Comissão.

Artigo 4º – Os mandatos dos membros da Comissão de que trata o artigo 3º desta deliberação coincidirão com o mandato da autoridade que lhes indicar, permitida a recondução.

Artigo 5º – Compete à Comissão de que trata o artigo 3º desta deliberação:

I - propor a CEPE para apreciação a política do programa a ser adotado;
II - estabelecer as áreas a serem atendidas a cada ano, indicadas dentre as áreas de literatura e jornalismo, artes plásticas, artes cênicas, música e artes gráficas;
III - anunciar através de Edital próprio as áreas e as condições de apresentação de candidaturas, desde que haja recursos estabelecidos para esse fim;
IV - julgar os pedidos, após apreciação de um assessor “ad hoc”, que possua, no mínimo, o título de doutor e que seja especialista na área do projeto;
V - apreciar o Relatório de cada Artista Residente que deverá ser apresentado pelo solicitante até 30 dias após o final de suas atividades.

Artigo 6º – Os projetos devem ser apresentados à Comissão por um docente ou pesquisador da Unicamp, com no mínimo o título de doutor.

§ 1º - Os projetos a serem apresentados em consonância com o artigo 5º desta deliberação, deverão seguir formulário e condições estabelecidos previamente pela Comissão e claramente expressos no edital;
§ 2º – As condições referidas no § 1º. devem indicar o volume total de recursos disponibilizados pelo Edital;
§ 3º - O Artista Residente selecionado por este procedimento, receberá uma bolsa mensal no valor correspondente ao de um Professor Associado MS-5 da Unicamp;
§ 4º - A permanência de um Artista Residente na Universidade é de no máximo 5 meses, não podendo ser renovada;
§ 5º – O docente ou pesquisador que apresentar o projeto, bem como o artista residente por ele indicado, devem garantir à Universidade o cumprimento das atividades previstas, mediante compromisso assumido no ato da assinatura de contrato específico;
§ 6º – A permanência do Artista Residente não cria vínculo de nenhuma espécie com a Universidade, sendo-lhe vedado o exercício de qualquer atividade de natureza administrativa e de representação.

Artigo 7º - Esta deliberação entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, em especial a Portaria GR 25/85.

Publicada no DOE de 14/03/06.


--------------------------------------------------------------------------------

 

DELIBERAÇÃO CEPE-A-04-2008, de 01-07-2008.


Regulamenta o Programa de Artista Residente instituído pela Deliberação CEPE-A-02, de 07/03/06.

O Reitor da Universidade Estadual de Campinas, à vista do aprovado pela Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão, em sua 226ª Sessão Ordinária, de 01.07.2008, baixa a seguinte Deliberação:

Artigo 1º. – O Programa do Artista Residente, estabelecido pela Deliberação CEPE-A-02/06, será desenvolvido segundo o disposto nesta Deliberação.

Capítulo I – Das Condições do Programa

Artigo 2º. - As candidaturas devem ser apresentadas por docentes ou pesquisadores da Unicamp com no mínimo o título de doutor.

Parágrafo Único. É vedada a apresentação de candidaturas pelos membros da Comissão encarregada pelo Programa.

Artigo 3º. - Podem ser apresentados como candidatos artistas de reconhecida qualidade na área estabelecida para o Programa por editais específicos para cada semestre letivo.

Parágrafo Único. Não podem se candidatar artistas que tenham participado do Programa a menos de dois anos.

Artigo 4º. - As propostas de candidaturas, assinadas pelo Artista e pelo docente ou pesquisador da Unicamp, devem conter:

a) projeto que indique as atividades a serem desempenhadas pelo Artista Residente, de acordo com o Edital específico, bem como os benefícios que elas podem trazer para os professores, alunos e funcionários da Universidade, bem como para a Cidade de Campinas;

b) Obrigações do Artista incluindo a necessidade de atividades regulares com alunos e professores da Unicamp;

c) Os currículos do proponente e do convidado;

d) O aceite da Unidade, ou Unidades, da Universidade onde se realizarão as atividades;

e) O projeto apresentado deve estar integrado a um programa de ensino (graduação, pós-graduação, extensão) ou a um projeto de pesquisa.

Parágrafo Único. As atividades a serem necessariamente realizadas pelo Artista Residente serão aquelas do projeto apresentado.

Artigo 5º. - O Artista escolhido receberá uma bolsa mensal no valor correspondente ao salário de um professor MS-5 em RDIDP, pelo prazo máximo e improrrogável de cinco meses por Artista selecionado.
§ 1º. – A permanência do Artista Residente, na Unicamp, não criará vínculo de nenhuma espécie com a Universidade, sendo-lhe vedado o exercício de qualquer atividade de natureza administrativa e de representação.

§ 2º. – A permanência do candidato como Artista Residente na Universidade será de no máximo 5 meses, não podendo ser renovada.

Artigo 6º. - O Artista Residente escolhido assinará contrato específico com a Universidade, nos termos do § 5º do artigo 6º da Deliberação CEPE-A-02/06, que deverá conter como obrigações do contratado o conjunto de atividades apresentadas no projeto encaminhado.

Artigo 7º. - O docente ou pesquisador proponente assinará termo de compromisso de acompanhar o andamento dos trabalhos do Artista Residente e de apresentar Relatório ao final do período sobre as atividades desenvolvidas, a ser entregue no prazo máximo de 30 dias, contados do término da permanência do Artista Residente na Universidade.

§ 1º. – O Relatório a ser apresentado deverá incluir uma auto-avaliação do proponente sobre os resultados do projeto desenvolvido e uma apreciação do Órgão em que as atividades se realizaram.

§ 2º. - A Comissão do Artista Residente apreciará o Relatório a partir de um parecer sobre o mesmo, preparado por um dos membros da Comissão.

Capítulo II – Da Escolha do Artista Residente

Artigo 8º. – A programação das áreas em que serão oferecidas vagas para o presente Programa deverá ser feita sempre com uma projeção que alcance pelo menos 4 semestres.

Artigo 9º. - A escolha do Artista para uma vaga aberta por Edital específico será feita pela Comissão do Programa, entre os inscritos, baseando-se em pareceres ad hoc de especialistas da área ou de áreas correlatas, na falta daqueles, que tenham no mínimo o título de doutor.
Não podem se candidatar artistas que tenham participado do Programa a menos de dois anos.

Artigo 10 - O presidente da Comissão apresentará à Comissão do Programa, na reunião de avaliação, um relatório das avaliações constantes dos pareceres ad hoc, acompanhado de um parecer.

Capítulo III – Disposições Gerais

Artigo 11 - A Comissão do Programa do Artista Residente procurará disponibilizar as informações do programa num site próprio, assim como desenvolverá um arquivo organizado do andamento das atividades.

Capítulo IV – Disposição Final

Artigo 12 – Os casos omissos serão decididos pela Comissão por maioria simples de votos.

Artigo 13 – Esta Deliberação entrará em vigor na data de sua publicação.


Publicada no D.O.E. em 04.07.2008

 

 
 

 

Gabinete do Reitor
Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Caixa Postal 6194
Barão Geraldo - Campinas - SP
CEP - 13.083-872
 
© 2011 - 2015 Gabinete do Reitor - UNICAMP | Direitos Reservados | FALE CONOSCO