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Seminários sobre Ensino Superior

A experiência do REUNI nas Universidades federais: sua concepção e primeiros resultados

Prof. Dr. Jacques Schwartzman
Universidade Federal de Minas Gerais

16 de maio de 2012, 16h
Auditório da AFPU

Serão discutidos a participação do REUNI no projeto de expansão do sistema federal de ensino superior, enfatizando o crescimento dos cursos de graduação e as propostas de mais eficiência (elevação da relação aluno/professor para 18) e eficácia (meta de 90% de formandos); os primeiros resultados em relação às metas pactuadas entre o MEC e as IFES e o lançamento pela ANDIFES do REUNI 2, com as mesmas metas e acrescentando educação a distância e internacionalização.

Matéria sobre o Seminário no Portal Unicamp
Veja o convite para o seminário

Prof. Jacques Schwartzman

Uma agenda de pesquisa sobre o Ensino Superior no Brasil

Profa. Dra. Maria Lígia de Oliveira Barbosa
Universidade Federal do Rio de Janeiro

18 de abril de 2012, 16h
Auditório da AFPU

Nesse seminário foi apresentada uma agenda de pesquisa sobre o ensino superior no Brasil. Essa agenda se desenha a partir da reunião de um conjunto de trabalhos que abordam esse objeto sob diferentes perspectivas, organizadas principalmente em torno de cinco eixos: governança do sistema universitário brasileiro e de suas instituições; diversificação institucional e expansão do ensino superior; ensino superior e inclusão social; ensino superior e sua interface com o sistema nacional de inovações e seu papel na competitividade nacional; internacionalização do sistema de ensino superior e comparações internacionais.

Apresentação da Profª. Maria Lígia de Oliveira Barbosa

 

Formação interdisciplinar e inclusão social: balanço do primeiro ano do ProFIS

Ana Maria Carneiro
Pesquisadora do NEPP
Membro do Grupo de Estudos em Ensino Superior

O Programa de Formação Interdisciplinar Superior da Unicamp (ProFIS) completou um ano de existência, com uma primeira turma de alunos, muitos resultados positivos e vários desafios pela frente. A proposta de formação interdisciplinar do programa busca o desenvolvimento de habilidades básicas, a ampliação de conhecimentos nas áreas acadêmicas desenvolvidas nas Ciências Humanas e Ciências da Natureza possibilitando a abordagem de problemas científicos de modo integrado e a compreensão da ciência como um modo de olhar o mundo, além de enfatizar as capacidades de ler, escrever, lidar com números, saber pensar e resolver problemas, trabalhar em grupo etc., e também o apoio à escolha da formação profissional e a formação de cidadãos mais críticos e preocupados com uma sociedade mais justa.

A apresentação discutiu os resultados do primeiro ano do Programa tendo em conta dois aspectos principais: o caráter de inclusão social no acesso e permanência ao Ensino Superior e a formação interdisciplinar.

Apresentação de Ana Maria Carneiro
Veja matéria sobre o ProFIS com Ana Maria Carneiro


Ana Maria Carneiro

Os Desafios da Educação Geral no Brasil

Prof. Dr. Marcelo Knobel
Pró-Reitor de Graduação da Unicamp
Membro do Grupo de Estudos em Ensino Superior

Neste seminário foram comentados aspectos gerais sobre a dificuldade de implantar um curso de formação geral no Brasil e na América Latina. Alguns aspectos foram discutidos, levando em consideração a experiência recente do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (PROFIS) da Unicamp. Foram comentados alguns exemplos recentes em outras universidades e outros países.

Matéria sobre o Seminário no Portal Unicamp

Reconsidering the relationship between professors, students and learning

Profa. Liz Reisberg
Coordenadora do IHEC - International Higher Education Clearinghouse, Boston College

09 de novembro de 2011, 16h
Sala do CONSU

A maioria dos estudantes de hoje cresceu com acesso a computadores e à Internet. Muitos deles jogavam video games e ouviam música ao mesmo tempo em que faziam as tarefas escolares. A maneira como os estudantes interagem e incorporam a informação é completamente diferente da de uma geração atrás. No entanto, nós ensinamos mais ou menos da mesma forma como há um século.

Nesse seminário provocativo pensou-se sobre as realidades que confrontam o ensino universitário de hoje e foram discutidas tendências e pesquisas recentes sobre o ensino eficaz para uma aprendizagem bem-sucedida.

Apresentação da Profª. Liz Reisberg
Matéria sobre o Seminário no Portal Unicamp

Contexto e dimensionamento da formação de engenheiros e pessoal técnico-científico: evolução recente e cenários para 2020

Paulo A. Meyer M. Nascimento e Rafael H. Moraes Pereira
Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

28 de setembro de 2011, 16h00
Auditório do Instituto de Geociências

No centro das discussões acerca da disponibilidade de mão de obra qualificada no Brasil estão os profissionais de áreas técnico-científicas, especialmente engenheiros. Um conjunto de ensaios lançados no início de 2011 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) reporta evidência de que o percentual de pessoas graduadas na área de Engenharia, Produção e Construção empregada em alguma ocupação típica de engenheiros e profissionais afins cresceu sistematicamente ao longo da década de 2000. Foi percebida ainda, no mesmo período, uma tendência ascendente dos salários desses profissionais em comparação com os de outros trabalhadores de nível superior em diversos setores da economia. Esses dois fatos interpretados conjuntamente sugerem um aquecimento do mercado de trabalho de engenheiros, embora isto não signifique necessariamente uma falta de pessoas com as credenciais que lhes permitam atuar como tais.

Ao longo deste seminário foram apresentados dados sobre a evolução da formação na área de Engenharia, Produção e Construção e da demanda por ocupações afins a engenheiros, arquitetos e tecnólogos, com projeções que permitem traçar diferentes cenários do mercado de trabalho para esses profissionais até 2020.

Apresentação de Paulo Nascimento e Rafael Pereira
Matéria sobre o Seminário no Portal Unicamp

O ensino de Inovação, Empreendedorismo e Propriedade Intelectual nas IES - a experiência da Unicamp

Prof. Dr. Roberto de Alencar Lotufo
Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Diretor Executivo da INOVA - Unicamp
Membro do Grupo de Estudos em Ensino Superior

14 de setembro de 2011, 16h00
Auditório do NEPP

Neste Seminário foi apresentada a crescente importância da Inovação, Empreendedorismo e Propriedade Intelectual nas IES e as experiências de atividades relacionadas desenvolvidas na Unicamp, nos últimos anos.

Conforme foi visto, o desafio é como tornar estas atividades parte integrante do processo de formação de nossos alunos.

Apresentação do Prof. Roberto Lotufo
Matéria sobre o Seminário no Portal Unicamp

Ensino superior privado: transformações e perspectivas

Profª. Drª.
Helena Maria Sant'Ana Sampaio
Faculdade de Educação

17 de agosto de 2011, 16h00
Sala do CONSU

A apresentação visou debater as principais transformações do setor privado de ensino superior na primeira década do século XXI, observando sua relação com o Estado, por meio da legislação específica para a área, e com o mercado, ou seja, a relação demanda/oferta por este nível de ensino.

Os objetivos foram, de um lado, discutir os eventuais entraves para um crescimento contínuo do setor privado, de modo específico, mas também do sistema de ensino superior como um todo; de outro, avaliar em que medida as novas configurações que o ensino superior privado vem assumindo, no que tange tanto à oferta de seus produtos como aos seus modelos institucionais e de governança, estão contribuindo para a disseminação de novas ideias sobre a formação de nível superior no país e o que isso representa tendo em vista o cenário mais amplo de preocupações acerca da equidade do acesso e da permanência no ensino superior e o da sua qualidade.

Apresentação da Profª. Helena Sampaio
Matéria sobre o Seminário no Portal Unicamp

A experiência do doutorado: uma análise comparada de 18 países

Profª. Drª. Elizabeth Balbachevsky
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP

29 de junho de 2011, 16h00
Auditório do NEPP

O trabalho analisa o perfil da atividade de pesquisa, inserção em redes e internacionalização dos professores de programas de doutorado em 18 países, entre os quais, o Brasil. A análise está baseada nos dados produzidos pela rede de pesquisa internacional "The Changing Academic Profession", sob a coordenação dos Prof. Ulrich Teichler, (Alemanha) e Williams Cummings (EUA) e que integra pesquisadores de 18 países.
O trabalho faz uma breve apresentação e análise das principais mudanças que estão ocorrendo na pós-graduação, e em particular no doutorado, no cenário internacional e analisa especificamente o perfil dos acadêmicos que, no Survey internacional de 2008, afirmaram terem desenvolvido atividades relacionadas com a formação de doutores naquele ano. A primeira parte da análise dos dados está centrada na comparação da experiência do Brasil e da Finlândia, enquanto que a segunda parte engloba todos os países da rede: Argentina, Brasil, México, Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Grã-Bretanha, Portugal, Itália, Alemanha, Noruega, Finlândia, Austrália, China, Hong-Kong, Coreia, Japão e Malásia.

Apresentação da Profª. Elizabeth Balbachevsky
Matéria sobre o Seminário no Portal Unicamp

A construção do espaço universitário europeu: 10 anos do Processo de Bolonha

Profª. Drª. Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
Faculdade de Educação
Membro do Grupo de Estudos em Ensino Superior

08 de junho de 2011, 16h00
Auditório do NEPP

O Seminário apresentou a reforma universitária européia e analisou, criticamente, a gênese e o desenvolvimento do Processo de Bolonha que é o instrumento político da construção do Espaço Europeu de Educação Superior – EEES. Discutiu os pressupostos, princípios e desenvolvimento do Processo de Bolonha nesses 10 anos, analisando o contexto em que se deu criação e a implementação do Espaço Europeu de Educação Superior. Por meio da reforma a Europa revisa o papel que suas universidades estão desempenhando e se volta para uma análise mais aprofundada das contribuições que estas podem exercer no atual tempo histórico.

Apresentação da Profª. Elisabete Aguiar
Matéria sobre o Seminário no Portal Unicamp

O sistema de ensino superior nos Estados Unidos

Prof. Dr. Leandro Russovski Tessler
Coordenador de Relações Internacionais, CORI/Unicamp
Membro do Grupo de Estudos em Ensino Superior

11 de maio de 2011, 16h00
Auditório da AFPU

Os Estados Unidos têm um sistema de ensino superior grande e complexo, com mais de 20 milhões de estudantes, bastante diversificado, não-regulado, que combina instituições públicas e privadas de ensino e de pesquisa.
Não é um exagero afirmar que o sistema de ensino superior é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico e tecnológico do país.
Neste seminário, foram apresentadas suas peculiaridades, comparando-o brevemente com o sistema brasileiro, assim como suas tendências recentes nas políticas públicas de ensino superior.

Apresentação do Prof. Leandro Tessler
Matéria sobre o Seminário no Portal Unicamp

Acesso ao Ensino Superior no Brasil: equidade e desigualdade social. A evolução dos últimos 15 anos

Profª. Drª. Cibele Yahn de Andrade
Pesquisadora do NEPP
Membro do Grupo de Estudos em Ensino Superior

27 de abril de 2011, 16h00
Auditório do NEPP

Apresentação da pesquisa sobre oferta e demanda do Ensino Superior no Brasil. Este trabalho visa, por um lado, analisar a evolução do acesso à educação no Brasil no período de 1995 a 2000, por jovens com idade entre 18 a 24 anos para melhor compreensão das restrições ao acesso ao Ensino Superior, sobretudo segundo a cor/raça e a renda familiar deste grupo etário. Além das restrições quanto à escolaridade, grupos que não atingiram a conclusão do Ensino Médio. Por outro, pretende investigar as características da oferta do sistema de ensino superior nos ultimos 15 anos.

Apresentação da Profª. Cibele Yahn de Andrade

Matéria sobre o Seminário no Portal Unicamp

É possível (e desejável) ter universidades brasileiras no topo dos rankings internacionais?

Prof. Dr. Renato Hyuda de Luna Pedrosa
Coordenador do Grupo de Estudos em Ensino Superior

06 de abril de 2011, 16h00
Auditório do NEPP

A palestra visa apresentar os índices utilizados nos rankings de classificação das Universidades, em particular o do Times Higher Education e discutir como a UNICAMP, USP e UNESP se posicionam. Em seguida, sendo desejável avançar nesses rankings, o ambiente institucional atual nas universidades públicas em São Paulo e no Brasil são condizentes com esta perspectiva? O que seria necessário para conseguir um avanço significativo nesses rankings? Finalmente, devemos nos preocupar com isso? Estes são alguns dos aspectos a serem tratados na apresentação.

Matéria sobre o Seminário no Portal Unicamp

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