
Seminários
sobre Ensino Superior
A experiência do REUNI nas Universidades federais: sua concepção e primeiros resultados
Prof. Dr. Jacques Schwartzman
Universidade Federal de Minas Gerais
16 de maio de 2012, 16h
Auditório da AFPU
Serão discutidos a participação do REUNI no projeto de expansão do sistema federal de ensino superior, enfatizando o crescimento dos cursos de graduação e as propostas de mais eficiência (elevação da relação aluno/professor para 18) e eficácia (meta de 90% de formandos); os primeiros resultados em relação às metas pactuadas entre o MEC e as IFES e o lançamento pela ANDIFES do REUNI 2, com as mesmas metas e acrescentando educação a distância e internacionalização.
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sobre o Seminário no Portal Unicamp
Veja o convite para o seminário |
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Uma agenda de pesquisa sobre o Ensino Superior no Brasil
Profa. Dra. Maria Lígia de Oliveira Barbosa
Universidade Federal do Rio de Janeiro
18 de abril de 2012, 16h
Auditório da AFPU
Nesse seminário foi apresentada uma agenda de pesquisa sobre o ensino superior no Brasil. Essa agenda se desenha a partir da reunião de um conjunto de trabalhos que abordam esse objeto sob diferentes perspectivas, organizadas principalmente em torno de cinco eixos: governança do sistema universitário brasileiro e de suas instituições; diversificação institucional e expansão do ensino superior; ensino superior e inclusão social; ensino superior e sua interface com o sistema nacional de inovações e seu papel na competitividade nacional; internacionalização do sistema de ensino superior e comparações internacionais.
Apresentação
da Profª. Maria Lígia de Oliveira Barbosa
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Formação
interdisciplinar e inclusão social: balanço
do primeiro ano do ProFIS
Ana Maria Carneiro
Pesquisadora do NEPP
Membro do Grupo de Estudos em Ensino Superior
O Programa
de Formação Interdisciplinar Superior da
Unicamp (ProFIS) completou um ano de existência,
com uma primeira turma de alunos, muitos
resultados positivos e vários desafios pela
frente. A proposta de formação interdisciplinar
do programa busca o desenvolvimento de habilidades
básicas, a ampliação de conhecimentos nas
áreas acadêmicas desenvolvidas nas Ciências
Humanas e Ciências da Natureza possibilitando
a abordagem de problemas científicos de
modo integrado e a compreensão da ciência
como um modo de olhar o mundo, além de enfatizar
as capacidades de ler, escrever, lidar com
números, saber pensar e resolver problemas,
trabalhar em grupo etc., e também o apoio
à escolha da formação profissional e a formação
de cidadãos mais críticos e preocupados
com uma sociedade mais justa.
A apresentação discutiu os resultados
do primeiro ano do Programa tendo em conta
dois aspectos principais: o caráter de inclusão
social no acesso e permanência ao Ensino
Superior e a formação interdisciplinar.
Apresentação
de Ana Maria Carneiro
Veja matéria
sobre o ProFIS com Ana Maria Carneiro
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Os
Desafios da Educação Geral no Brasil
Prof. Dr. Marcelo Knobel
Pró-Reitor de Graduação da
Unicamp
Membro do Grupo de Estudos em Ensino Superior
Neste seminário
foram comentados aspectos gerais sobre a
dificuldade de implantar um curso de formação
geral no Brasil e na América Latina. Alguns
aspectos foram discutidos, levando em consideração
a experiência recente do Programa de Formação
Interdisciplinar Superior (PROFIS) da Unicamp.
Foram comentados alguns exemplos recentes
em outras universidades e outros países.
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sobre o Seminário no Portal Unicamp
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Reconsidering
the relationship between professors, students
and learning
Profa. Liz Reisberg
Coordenadora do IHEC - International
Higher Education Clearinghouse, Boston
College
09 de novembro de 2011, 16h
Sala do CONSU
A maioria
dos estudantes de hoje cresceu com acesso
a computadores e à Internet. Muitos deles
jogavam video games e ouviam música ao mesmo
tempo em que faziam as tarefas escolares.
A maneira como os estudantes interagem e
incorporam a informação é completamente
diferente da de uma geração atrás. No entanto,
nós ensinamos mais ou menos da mesma forma
como há um século.
Nesse seminário
provocativo pensou-se sobre as realidades
que confrontam o ensino universitário de
hoje e foram discutidas tendências e pesquisas
recentes sobre o ensino eficaz para uma
aprendizagem bem-sucedida.
Apresentação
da Profª. Liz Reisberg
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sobre o Seminário no Portal Unicamp
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Contexto
e dimensionamento da formação de engenheiros
e pessoal técnico-científico: evolução recente
e cenários para 2020
Paulo A. Meyer M. Nascimento e Rafael H.
Moraes Pereira
Pesquisadores do Instituto
de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
28 de setembro de 2011,
16h00
Auditório do Instituto de Geociências
No centro das discussões
acerca da disponibilidade de mão de obra
qualificada no Brasil estão os profissionais
de áreas técnico-científicas, especialmente
engenheiros. Um conjunto de ensaios lançados
no início de 2011 pelo Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada (IPEA) reporta evidência
de que o percentual de pessoas graduadas
na área de Engenharia, Produção e Construção
empregada em alguma ocupação típica de engenheiros
e profissionais afins cresceu sistematicamente
ao longo da década de 2000. Foi percebida
ainda, no mesmo período, uma tendência ascendente
dos salários desses profissionais em comparação
com os de outros trabalhadores de nível
superior em diversos setores da economia.
Esses dois fatos interpretados conjuntamente
sugerem um aquecimento do mercado de trabalho
de engenheiros, embora isto não signifique
necessariamente uma falta de pessoas com
as credenciais que lhes permitam atuar como
tais.
Ao longo deste seminário
foram apresentados dados sobre a evolução
da formação na área de Engenharia, Produção
e Construção e da demanda por ocupações
afins a engenheiros, arquitetos e tecnólogos,
com projeções que permitem traçar diferentes
cenários do mercado de trabalho para esses
profissionais até 2020.
Apresentação
de Paulo Nascimento e Rafael Pereira
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O
ensino de Inovação, Empreendedorismo e Propriedade
Intelectual nas IES - a experiência da Unicamp
Prof. Dr. Roberto de Alencar Lotufo
Faculdade de Engenharia Elétrica
e de Computação
Diretor Executivo da INOVA - Unicamp
Membro do Grupo de Estudos em Ensino Superior
14 de setembro de 2011,
16h00
Auditório do NEPP
Neste Seminário foi apresentada
a crescente importância da Inovação, Empreendedorismo
e Propriedade Intelectual nas IES e as experiências
de atividades relacionadas desenvolvidas
na Unicamp, nos últimos anos.
Conforme foi visto, o desafio é como tornar
estas atividades parte integrante do processo
de formação de nossos alunos.
Apresentação
do Prof. Roberto Lotufo
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Ensino
superior privado: transformações e perspectivas
Profª. Drª. Helena Maria
Sant'Ana Sampaio
Faculdade de Educação
17 de agosto de 2011, 16h00
Sala do CONSU
A apresentação visou debater
as principais transformações do setor privado
de ensino superior na primeira década do
século XXI, observando sua relação com o
Estado, por meio da legislação específica
para a área, e com o mercado, ou seja, a
relação demanda/oferta por este nível de
ensino.
Os objetivos foram, de um lado, discutir
os eventuais entraves para um crescimento
contínuo do setor privado, de modo específico,
mas também do sistema de ensino superior
como um todo; de outro, avaliar em que medida
as novas configurações que o ensino superior
privado vem assumindo, no que tange tanto
à oferta de seus produtos como aos seus
modelos institucionais e de governança,
estão contribuindo para a disseminação de
novas ideias sobre a formação de nível superior
no país e o que isso representa tendo em
vista o cenário mais amplo de preocupações
acerca da equidade do acesso e da permanência
no ensino superior e o da sua qualidade.
Apresentação
da Profª. Helena Sampaio
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A
experiência do doutorado: uma análise comparada
de 18 países
Profª. Drª. Elizabeth
Balbachevsky
Faculdade de Filosofia, Letras
e Ciências Humanas/USP
29 de junho de 2011, 16h00
Auditório do NEPP
O trabalho analisa o perfil
da atividade de pesquisa, inserção em redes
e internacionalização dos professores de
programas de doutorado em 18 países, entre
os quais, o Brasil. A análise está baseada
nos dados produzidos pela rede de pesquisa
internacional "The Changing Academic
Profession", sob a coordenação dos
Prof. Ulrich Teichler, (Alemanha) e Williams
Cummings (EUA) e que integra pesquisadores
de 18 países.
O trabalho faz uma breve apresentação e
análise das principais mudanças que estão
ocorrendo na pós-graduação, e em particular
no doutorado, no cenário internacional e
analisa especificamente o perfil dos acadêmicos
que, no Survey internacional de 2008, afirmaram
terem desenvolvido atividades relacionadas
com a formação de doutores naquele ano.
A primeira parte da análise dos dados está
centrada na comparação da experiência do
Brasil e da Finlândia, enquanto que a segunda
parte engloba todos os países da rede: Argentina,
Brasil, México, Estados Unidos, Canadá,
África do Sul, Grã-Bretanha, Portugal, Itália,
Alemanha, Noruega, Finlândia, Austrália,
China, Hong-Kong, Coreia, Japão e Malásia.
Apresentação
da Profª. Elizabeth Balbachevsky
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A
construção do espaço universitário europeu:
10 anos do Processo de Bolonha
Profª. Drª. Elisabete Monteiro de Aguiar
Pereira
Faculdade de Educação
Membro do Grupo de Estudos em Ensino Superior
08 de junho de 2011, 16h00
Auditório do NEPP
O Seminário apresentou
a reforma universitária européia e analisou,
criticamente, a gênese e o desenvolvimento
do Processo de Bolonha que é o instrumento
político da construção do Espaço Europeu
de Educação Superior – EEES. Discutiu os
pressupostos, princípios e desenvolvimento
do Processo de Bolonha nesses 10 anos, analisando
o contexto em que se deu criação e a implementação
do Espaço Europeu de Educação Superior.
Por meio da reforma a Europa revisa o papel
que suas universidades estão desempenhando
e se volta para uma análise mais aprofundada
das contribuições que estas podem exercer
no atual tempo histórico.
Apresentação
da Profª. Elisabete Aguiar
Matéria sobre o Seminário no Portal Unicamp
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O
sistema de ensino superior nos Estados Unidos
Prof. Dr. Leandro Russovski Tessler
Coordenador de Relações Internacionais,
CORI/Unicamp
Membro do Grupo de Estudos em Ensino Superior
11 de maio de 2011, 16h00
Auditório da AFPU
Os Estados Unidos têm um
sistema de ensino superior grande e complexo,
com mais de 20 milhões de estudantes, bastante
diversificado, não-regulado, que combina
instituições públicas e privadas de ensino
e de pesquisa.
Não é um exagero afirmar que o sistema de
ensino superior é um dos grandes responsáveis
pelo desenvolvimento econômico e tecnológico
do país.
Neste seminário, foram apresentadas suas
peculiaridades, comparando-o brevemente
com o sistema brasileiro, assim como suas
tendências recentes nas políticas públicas
de ensino superior.
Apresentação
do Prof. Leandro Tessler
Matéria sobre o Seminário no Portal Unicamp
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Acesso
ao Ensino Superior no Brasil: equidade
e desigualdade social. A evolução dos
últimos 15 anos
Profª. Drª. Cibele Yahn de Andrade
Pesquisadora do NEPP
Membro do Grupo de Estudos em Ensino Superior
27 de abril de 2011, 16h00
Auditório do NEPP
Apresentação da pesquisa sobre oferta
e demanda do Ensino Superior no Brasil.
Este trabalho visa, por um lado, analisar
a evolução do acesso à educação no Brasil
no período de 1995 a 2000, por jovens
com idade entre 18 a 24 anos para melhor
compreensão das restrições ao acesso ao
Ensino Superior, sobretudo segundo a cor/raça
e a renda familiar deste grupo etário.
Além das restrições quanto à escolaridade,
grupos que não atingiram a conclusão do
Ensino Médio. Por outro, pretende investigar
as características da oferta do sistema
de ensino superior nos ultimos 15 anos.
Apresentação da Profª. Cibele Yahn de
Andrade
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sobre o Seminário no Portal Unicamp
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É
possível (e desejável) ter universidades
brasileiras no topo dos rankings internacionais?
Prof. Dr. Renato Hyuda de Luna Pedrosa
Coordenador do Grupo de Estudos
em Ensino Superior
06 de abril de 2011, 16h00
Auditório do NEPP
A palestra visa apresentar
os índices utilizados nos rankings de classificação
das Universidades, em particular o do Times
Higher Education e discutir como a UNICAMP,
USP e UNESP se posicionam. Em seguida, sendo
desejável avançar nesses rankings, o ambiente
institucional atual nas universidades públicas
em São Paulo e no Brasil são condizentes
com esta perspectiva? O que seria necessário
para conseguir um avanço significativo nesses
rankings? Finalmente, devemos nos preocupar
com isso? Estes são alguns dos aspectos
a serem tratados na apresentação.
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sobre o Seminário no Portal Unicamp
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