Cidade Universitária,

twitter facebook

centro_de_estudos_avançados_unicamp

Coordenador do Grupo de Estudos Brasil-China do CEAv/Unicamp será reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)

Pedro Paulo A. Funari
Coordenador do Centro de Estudos Avançados da Unicamp

O Centro de Estudos Avançados da Unicamp tem a satisfação de anunciar a que seu coordenador do Grupo de Estudos Brasil-China do CEAv/Unicamp será reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), ainda no mês de novembro de 2011, após a publicação da sua nomeação no Diário Oficial da União. Carlos Américo Pacheco possui graduação em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1979), mestrado (1988) e doutorado (1996) em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado pela Columbia University (2005). Foi Secretário Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia e Presidente do Conselho de Administração da FINEP (1999 a 2002). Atualmente, é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas, membro do conselho do Instituto Fernando Henrique Cardoso, membro do conselho de orientação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, membro do Conselho de Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, membro do conselho técnico científico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e membro do conselho do Instituto de Pesquisas Eldorado. Tem experiência na área de economia urbano-regional e economia industrial e tecnológica.

No Centro de Estudos Avançados da Unicamp, o Professor Pacheco destacou-se pelo dinamismo na coordenação de uma iniciativa inovadora, ao congregar estudiosos das diversas áreas para um tema da mais alta relevância, mas que ainda demanda grande esforço de reflexão acadêmica: a sociedade, economia, cultura e civilização da China e suas relações com o Brasil. Além de seminários com grande repercussão e com a participação de brasileiros e estrangeiros, o Professor Pacheco encaminhou a publicação de uma obra organizada, uma coleção de livros sobre a China, entre outra atividades para 2012, assim como a vinda para o CEAv, como pesquisador sênior em tempo integral para atuar no Grupo de Estudos Brasil-China do Professor José Augusto Guilhon Albuquerque.

Sua próxima atuação como Reitor do ITA reveste-se de importância ímpar, tendo em vista tanto seus méritos, como a excelência do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, berço de talentos. Em sua apresentação durante o processo de seleção, o Professor Pacheco destacou que os desafios do ensino de graduação incluem expandir e manter a qualidade, seguir atraindo os melhores talentos, realizar uma permanente atualização dos currículos, estimulando a troca de experiência com boas universidades e a assegurar um número crescente de intercâmbios acadêmicos e /ou estágios em instituições de pesquisa e empresas com atividades relevantes de P&D nas áreas focais do ITA. A julgar pela atuação prévia do Professor Pacheco e pelo que realizou no Centro de Estudos Avançados da Unicamp, pode antever-se os melhores resultados para o Instituto e para o país.

CEAv - Centro de Estudos Avançados
Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Caixa Postal 6194
Barão Geraldo - Campinas - SP