Em defesa de uma universidade aberta

Melhorar a infraestrutura da Unicamp e aproximar ainda mais a Universidade da sociedade são metas para a segunda metade da gestão do reitor Antonio José de Almeida Meirelles. O dirigente conversou com a repórter Patrícia Lauretti na segunda edição do programa “Conversa com o reitor”, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) – Rádio e TV Unicamp, com trabalhos técnicos de Kléber Casabllanca, João Ricardo Luiz e Felipe Menani. Meirelles ressaltou a participação da Unicamp no Conselho de Inovação e Competitividade da FIESP.

Afirmou que a entidade propõe uma espécie de “nova industrialização” do país e do estado de São Paulo, focada nas agendas de preservação ambiental, economia verde e pautas sociais. Segundo Meirelles, a Unicamp deverá firmar um convênio com o Sebrae para auxiliar no processo de transferência de tecnologias e de conhecimento gerado na Universidade.

De acordo com o reitor, as contas da Universidade estão equilibradas e há uma folga orçamentária que permitirá vários investimentos em infraestrutura, sobretudo na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Meirelles disse ainda que, em Campinas, há a expectativa de retomada das obras do teatro do Instituto de Artes e de reforma dos telhados de vários prédios para colocação de placas de energia fotovoltaica.

Outra questão abordada foi a da permanência estudantil. O reitor salientou a ampliação do valor e quantidade de bolsas para alunos da Unicamp. Mas, segundo ele, a dimensão de recursos necessários para manter o processo de permanência pode esbarrar em restrições orçamentárias no futuro. Por isso, o professor voltou a defender a ideia de programas de bolsas envolvendo alunos em ações de interesses dos governos, como as residências pedagógicas no ensino médio.

O reitor da Unicamp ainda comentou os novos benefícios para os servidores, falou sobre o processo de progressão na carreira, reajuste salarial e vários outros temas. Confira no programa!