Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Em cerimônia realizada no saguão do Paço Municipal da Prefeitura de Campinas foi lançado, na última sexta-feira (27), o livro Bilhete verde para a democracia – Chico Amaral, uma biografia política. Editado pelo Centro de Memória da Unicamp, o livro marca o centenário de nascimento do ex-prefeito de Campinas, que completaria 100 anos no dia 29 de janeiro.

Além da viúva de Chico Amaral, Marília Martorano Amaral, participaram da homenagem as filhas Eliana Martorano Amaral (professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp), Yara, Adriana e Ana Cristina Martorano Amaral e os netos. Diversas autoridades políticas também compareceram ao evento e foram recebidas pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, que convidou para se sentarem à mesa o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, e o presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Carlos Rossini, entre outras autoridades.

Para o reitor, o lançamento do livro com a biografia de Chico Amaral foi um evento muito significativo. “Chico marcou a história de nossa cidade e projetou Campinas para todo o país. Foi prefeito por duas vezes e deputado federal no período do regime militar, atuando no grupo dos Autênticos do MDB da época. Sua história serve como exemplo para os dias de hoje, pois sempre valorizou a democracia, a justiça social e o diálogo permanente como forma de fazer política”, afirma.

Antonio Meirelles parabenizou o autor José Pedro Martins, toda a família de Chico Amaral, na figura da professora Eliana Amaral e a equipe da Prefeitura de Campinas, na figura do Prefeito Dário Saadi, pela iniciativa. Ele também agradeceu o empenho e a colaboração das equipes do Centro de Memória da Unicamp (CMU) e da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen).

A professora Eliana Amaral, terceira filha do ex-prefeito, destacou o espírito humanista do seu pai. “As políticas públicas eram seu foco, na educação, na saúde, na moradia, no lazer e na cultura”, disse em sua fala durante a homenagem.

O prefeito Dário falou da atuação de Chico Amaral como deputado constitucionalista, lembrando que ele foi autor da lei que garante o acesso do trabalhador ao Fundo de Garantia para a construção da casa própria.

Chico Amaral foi prefeito de Campinas por dois mandatos (1977-1982 e 1997-2000) e deputado federal por seis vezes. Faleceu em 2016, na véspera de completar 93 anos.

O livro Bilhete verde para a democracia – Chico Amaral, uma biografia política foi escrito pelo jornalista José Pedro Martins e está à venda na Livraria Pontes e, a partir de quarta-feira (1 de fevereiro), estará disponível no site do Centro de Memória. A exposição “Chico Amaral: um Autêntico campineiro”, também inaugurada na manhã de hoje (27), foi organizada pelo Arquivo Municipal de Campinas, com fotos, documentos e textos expostos em painéis que permanecerão montados no Paço Municipal até o dia 24 de fevereiro. Na sequência, a exposição deverá ser montada no saguão do CMU. 


Originalmente publica no Portal da Unicamp

Ir para o topo