O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, participou no último dia 29 de março do 10º Encontro com Fornecedores e Parceiros, promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Ele apresentou as ações estratégicas de curto, médio e longo prazo para que as empresas parceiras identifiquem novas oportunidades de negócios com o ecossistema de educação, pesquisa e inovação no Brasil.

Empresa de tecnologia da Informação, a RNP viabiliza atividades de fomento ao ensino, pesquisa e extensão. Também oferece vários outros produtos à comunidade universitária, como sistemas de videoconferência (conferência via web similar a programas como Google Meet e Zoom), plataforma de conteúdo audiovisual (eduplay, similar ao YouTube), ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), autenticação mundial em WiFi (eduroam).

No encontro, o reitor expôs o projeto HIDS (HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável) – um distrito inteligente, organizado em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas e que está sendo implantado próximo ao campus da Unicamp em Barão Geraldo, em Campinas.

Meirelles convocou os parceiros da RNP para que integrem o HUB, que vai abrigar centros de inovação e pesquisa, alguns deles compartilhados pela academia, setor público e privado.  “E nós, da Unicamp, queremos a RNP como parte desse projeto”, afirmou o reitor.

O reitor Antonio Meirelles participa do 10º Encontro com Fornecedores e Parceiros promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

O reitor da Universidade afirmou que o Brasil é, hoje, no mundo, o melhor país para se fazer a transição para uma economia renovável. “O Brasil guarda similaridades com os EUA, mas possui muito mais potencial natural para realizar essa transição”, afirmou.

Meirelles lembrou que a Unicamp conta com várias linhas de pesquisa na área de transição energética e que algumas delas são sustentadas por empresas. Em uma delas está a empresa petrolífera Shell, que trabalha para viabilizar a produção de bioetanol no semiárido nordestino.

O reitor lembrou, ainda, de outro projeto financiado pela CPFL Energia na geração de energia elétrica com células fotovoltaicas, além de vários outros projetos nas áreas de bioenergia e energia renovável.

Há, também, projetos na área da saúde feitos em parcerias com a Samsung e a IBM.

Redecomep

A Unicamp é um parceiro relevante da RNP. A Universidade abriga, por exemplo, uma das três sedes da Rede, em que funcionam alguns dos seus serviços, como o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais). A empresa está localizada no prédio da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), na Cidade Universitária Zeferino Vaz. Além disso, vários profissionais, alunos, professores e funcionários da Unicamp associaram-se à RNP de diversas formas ao longo dos anos.

Outro ponto em comum é o fato de a Unicamp ser a responsável pela gestão da Redecomep – Rede Comunitária de Educação e Pesquisa na Região Metropolitana de Campinas –, conectando várias entidades, como o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC).