Os reitores da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antonio José Meirelles, e a vice-reitora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Maysa Furlan, se reuniram com o secretário Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, para estudarem possibilidades de parceria entre as instituições.

Também participaram do encontro o assessor especial da Secretaria e professor da Faculdade de Direito da USP, Ignácio Maria Poveda Velasco; e o secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan.

A reunião dos representantes do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) com o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi realizada no prédio da Reitoria da USP, em São Paulo.

“As universidades são celeiros de inteligência para fomentar políticas públicas e tecnologias assistivas”, afirmou Costa, no início do encontro.

Em seguida, os dirigentes da USP, Unesp e Unicamp tiveram a oportunidade de falar sobre ações que já são desenvolvidas pelas instituições e ressaltaram a disposição em trabalhar em conjunto com a Secretaria. “Temos que somar nossas experiências e compartilhá-las. Também podemos desenvolver projetos transversais com outras secretarias de Estado”, disse o reitor da Unicamp, que atualmente preside o Cruesp.

(Da esq. p/ dir.) Antonio José Meirelles, Vahan Agopyan, Carlos Gilberto Carlotti Junior, Marcos Costa, Maysa Furlan e Ignacio Maria Poveda Velasco – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
(Da esq. p/ dir.) Antonio José Meirelles, Vahan Agopyan, Carlos Gilberto Carlotti Junior, Marcos Costa, Maysa Furlan e Ignacio Maria Poveda Velasco (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

O reitor da USP destacou a proposta de criar um centro de estudos nessa área. Esse centro vai se somar aos já anunciados por Carlotti no final do mês de janeiro: o Centro de Estudos Amazônia Sustentável; o Centro de Estudos e Tecnologia para Oncologia de Precisão; o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical; e o Centro de Estudos de Agricultura Sustentável.

Como resultado da reunião, cada universidade deverá indicar o responsável que deverá conduzir o projeto. A próxima etapa será fazer o mapeamento das expertises, a identificação das sinergias e políticas comuns das instituições e a prospecção de novos projetos. Um documento deverá ser elaborado e apresentado em novo encontro a ser realizado com o secretário no mês de março. Prevê-se, ainda, a assinatura de um protocolo de intenções para formalizar a parceria.