Conteúdo principal Menu principal Rodapé
##
Reitor Antonio Meirelles e o novo superintendente João Bennini assinam termo de posse 

O professor João Renato Bennini Jr assumiu, na manhã desta quinta-feira (30), a superintendência do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism) da Unicamp. Ele substitui o professor Luís Otávio Zanata Sarian, que estava há oito anos no cargo. Bennini J. fica no comando do Caism pelos próximos quatro anos, no período de 2023 a 2027.

Além do reitor, Antonio José de Almeida Meirelles, e da coordenadora-geral da Unicamp, a professora Maria Luiza Moretti, a posse do novo superintendente contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que esteve na Unicamp para uma visita ao Caism e aos hubs de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas e Viva Bem, instalados no Instituto de Computação e inaugurados recentemente na Universidade. 

Docente do Departamento de Tocoginecologia (DTG) da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Bennini tem título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia, certificado de área de atuação em ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia e Geral, além de certificado de área de atuação em medicina fetal. 

“Querida comunidade, obrigado. Sinto-me muito feliz, honrado e motivado para retribuir tamanha confiança. Estamos no início de um novo ciclo, num momento de reflexão, e a primeira que me provoco a fazer é: não foi fácil, mas valeu a pena”, disse Benini na abertura do discurso, em que agradeceu colegas, servidores do Caism e a direção da Universidade. “Quando olhamos para essa comunidade, assim tão consolidada, não podemos nos esquecer de que, entre sua idealização e sua concretização, houve muito trabalho, muita luta, muita dedicação a uma causa tão nobre, que é a saúde da mulher e do recém-nascido”, acrescentou.

“E, desta forma, saúdo a todos os que nos antecederam e ergueram essas bases tão fortes, mantendo uma comunidade com diversidade de pensamento, mas, ao mesmo tempo, sensível às demandas da sociedade, criando um círculo virtuoso de administração e entregas”, acrescentou. 

No discurso de despedida do cargo de superintendente, Sarian fez um balanço positivo dos oito anos de trabalho. “O Caism é especial em diversos sentidos. É um santuário de acolhimento e excelência, dedicado à mulher e ao recém-nascido. Foi construído a partir da ideia de que a saúde da mulher requer atenção multidisciplinar, que vai muito além das questões puramente médicas”, lembrou o médico. “O nosso fundador, o dr. José Aristodemo Pinotti, recomendava atenção integral em qualquer fase da vida da mulher como garantia inegociável da dignidade e da moralidade do cuidado com o feminino”, acrescentou ele.

Para Sarian, o Caism não se distanciou de suas funções primordiais em nenhum momento, mesmo nos mais difíceis, como na pandemia, por exemplo. “Nenhum paciente oncológico ficou sem ser atendido ou teve seu tratamento postergado. Nenhuma gestão ficou sem suporte. Nenhum recém-nascido ficou sem vaga, e nenhuma paciente ginecológica ficou para trás em seu tratamento. E, assim, chegamos até aqui”, afirmou ele. “E estou certo de que, nas mãos do Dr. Bennini, permanecerá em seus avanços”, finalizou Sarian.

Docentes e funcionários do Caism lotaram o auditório para a cerimônia de posse do novo superintendente
Docentes e funcionários do Caism lotaram o auditório para a cerimônia de posse do novo superintendente

Agradecimento 

“Queria agradecer muito ao Sarian pelos oito anos de gestão e, ao mesmo tempo, agradecer a disponibilidade do Bennini em aceitar esse desafio. Para o Sarian, posso dizer que espero que tenhamos contribuído bastante nos anos que estivemos juntos, e ao Bennini, espero que possamos manter contribuições para a continuidade das ações do Caism”, disse o reitor.

A coordenadora-geral da Universidade deixou um conselho ao novo superintendente. “Que, em sua jornada, não deixe pensar em cada peça que faz girar essa máquina de fazer saúde, que é o Caism”, disse ela.


Originalmente publica no Portal da Unicamp

Ir para o topo