Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A Unicamp e a Receita Federal iniciaram negociações para a ampliação de um acordo de cooperação assinado em 2019, num movimento que poderá atingir oito diferentes áreas de pesquisa da universidade. Em encontro com o reitor Antonio José de Almeida Meirelles, neste mês de março, o delegado da Receita Federal no aeroporto de Viracopos, Camilo Pinheiro Cremonez, solicitou apoio da Universidade no processo de desenvolvimento de tecnologias e protocolos para identificação técnica de materiais, além de capacitações de servidores da Receita.

De acordo com a Receita, o potencial de colaboração é amplo. Uma das áreas seria a análise e identificação de pedras preciosas, semipreciosas e rochas. Os profissionais da Unicamp também poderiam contribuir com processos para análise e identificação de produtos químicos e de produtos de origem animal e vegetal, além da análise de DNA. Poderiam, ainda, auxiliar no desenvolvimento de softwares, aplicativos e na transformação de equipamentos eletrônicos; no suporte à equipe da Aduana TV para desenvolvimento de produtos audiovisuais; na análise e identificação de obras de artes (incluindo antiguidades) e na elaboração de documentários históricos; na produção de versão e legendas em diversos idiomas para os produtos audiovisuais.

##
Parceria poderá resultar no desenvolvimento de tecnologias e protocolos para identificação técnica de materiais, além de capacitações de servidores da Receita; em contrapartida Receita intensificariam as doações de materiais e produtos apreendidos no aeroporto

O delegado também solicitou à Unicamp o apoio para o desenvolvimento de tecnologias e protocolos para detectação de produtos e materiais ilícitos na alfândega, além de procedimentos que podem facilitar a doação de produtos apreendidos à órgãos públicos e instituições de apoio a grupos e pessoas vulneráveis.

Participaram da reunião a coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Fernando Sarti, e membros da Reitoria e da Procuradoria Geral. A auditora da Receita Federal, Elizabeth Walter de Menezes, e o analista federal, Laerte Toporcov Junior, também estiveram no encontro.

Os representantes da Receita Federal apresentaram resultados já estabelecidos, como a doação de produtos destinados à área médica e o apoio do curso de Midialogia na confecção de produtos audiovisuais sobre a atuação da Receita.

O reitor e a coordenadora-geral se comprometeram a mobilizar membros da comunidade universitária da Unicamp interessados em atender a demanda da Alfândega. Os representantes da Receita, por sua vez, se comprometeram a intensificar as doações de materiais e produtos que podem atender as demandas da universidade.

Doações

Em maio de 2019, o Hospital de Clínicas da Unicamp recebeu, pela primeira vez, doações feitas pela Receita Federal. Foram 70 itens apreendidos pela alfândega no aeroporto de Viracopos e em armazéns alfandegados na região. Em fevereiro de 2021, houve uma nova remessa de material apreendido para a Universidade. Neste caso, foram doados um veículo, um drone e insumos hospitalares.

Receita Federal destina mercadorias e firma convênio com a Unicamp

HC da Unicamp recebe doação de equipamentos da Receita Federal

De troca de conhecimentos a bens doados, parceria entre Unicamp e RF se fortalece

Originalmente publica no Portal da Unicamp